Frases como “ é melhor trabalhar com alunos apáticos, problemáticos, introspectivos, eles não te questionam” ou “ele não me dá problema fica na dele, (introspectivo )e pra mim isso é suficiente” ou “ são todos imbecis” ou “esperar mais o que?” ou “encaminha pro médico de cabeça ” ou ...
Como assim? O que isso quer dizer? Do que essas pessoas falam? Quando você consegue conversar com esses “alunos problemas, esquisitos”, descobre-se tantas habilidades. Eu sei que não é possível conversar com todos, é surreal. Entretanto, estamos tão blindados assim que não podemos virar um pouco para o lado? As vezes pergunto o que os professores pensavam a meu respeito ( se de fato me perceberam na sala de aula). Alias eu já fui vista, (no trabalho, faculdade, escola ...) como introspectiva, tímida! Esquisita... mas sabe, passei a gostar do adjetivo e compreender que oportunidades são para o mundo dos “DESCOLADOS”, mas só se você permitir.
As Vezes não conversamos, só palestramos. Não perguntamos o que o outro pensa ou espera, qual seus anseios, simplesmente “adjetiva-se” o outro. No momento, estou mais interessada nos alunos com dificuldade de aprendizagem e o que as Artes podem trazer de benefício a elas quanto a isso. Quero aproveitar essa vontade, pois sabemos o quanto a educação pode te desgastar rapidamente, em especial a pública que anda com as pernas quebradas há tempos. O ser humano te desgasta, e a escola é humana, todavia nossa complexidade é surpreendente. Não quero mudar o mundo, apenas permitir que o meu seja melhor. E se a cada futuro ano letivo, eu mirar em 300 e acertar 3 ou 4 , e se esses quiserem acompanhar estarei satisfeita, isso não é utopia.
Sempre fui educadora só havia negado. Em breve irei formalizar com o canudo.
Sempre fui artista, só havia esquecido. Não é necessário aparecer nas mídias para ser.
;)
* Imagem retirada de algum lugar na internet,não recordo de onde :(
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